como-fazer-o-passaporte

Como fazer o passaporte

Fazer o passaporte é um dos primeiros passos do viajante que pretende se aventurar em terras estrangeiras, é algo relativamente simples, mas que você precisa ficar atento a todos os documentos necessários para não precisar fazer reagendamentos. É muito importante começar a realizar esse processo com uns bons meses de antecedência da sua viagem, pois dependendo da sua região, o agendamento pode levar semanas ou meses, e caso você esqueça algum documento terá tempo suficiente para reagendar. E para você não ter dores de cabeça, neste post eu vou dar algumas informações de como fazer o passaporte.

Documentos necessários para maiores de 18 anos

Documento de Identidade – para ver quais documentos de identidades são aceitos clique aqui.

› Certidão de casamento ORIGINAL para a pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio;

› Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve);

› Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;

› Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;

› Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido;

› Passaporte anterior – caso você já tenha;

› CPF se o número não constar no documento de identidade apresentado;

Observação: é de extrema importância que você leitor vá até ao site da polícia federal, ou clique aqui para ver toda a documentação completa necessária. Não nos responsabilizamos por quaisquer problemas em seu requerimento.

Informações para menores de 12 anos clique aqui.

Como fazer o passaporte

Primeiramente, você precisa estar com os documentos necessários em mãos para preencher o cadastro. Depois, entre no site da Polícia Federal.

como-fazer-o-passaporte-1

 

Vá  ao centro da página até aparecer a opção “passaporte”. Pode clicar em qualquer uma das duas.

como-fazer-o-passaporte-2

Depois, aparecerá um menu com diversas opções, clique em “requerer passaporte”.

como-fazer-o-passaporte-3

Vá ao item 3 e clique em “emissão do passaporte”. Mas não esqueça de verificar o link no item 1 de “documentação necessária”

como-fazer-o-passaporte-4

Quando você clicar, abrirá uma página para você preencher todos os seus dados, por isso é importante ter a documentação em mãos.

como-fazer-o-passaporte-5

Quando você preencher todos os dados necessários, poderá solicitar em qual local você vai entregar os documentos. Se não tiver a localização de sua cidade, precisará marcar numa cidade próxima, por isso é de extrema importância que você leve todos os documentos necessários.

Na Polícia Federal

› Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida , GRU paga (boleto),  protocolo da solicitação e comprovante de agendamento. Não é necessário levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Para o atendimento necessário o agendamento eletrônico prévio.

› O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, no horário e local indicados, mediante apresentação de documento de identidade, reconhecimento de digital e assinatura do documento.

Não esqueça de ver toda a documentação necessária aqui.

Espero ter ajudado!

Me segue no Instagram ↓ e fique por dentro das cidades que já visitei!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *